
SINOPSE
“Conto vencedor do Prémio Ataegina 2019, atribuído pela Imaginauta e The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction.”
Uma história de ódio e violência, um grito desesperado do Último Extraterrestre que nos obriga a rever o valor intrínseco da espécie Humana.”
CRÍTICA
Vencedor do Prémio Ataegina 2019, prémio atribuído pela Imaginauta e por The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction, e editado pela Imaginauta, este intenso e imaginativo conto de Jorge Borbinha transporta-nos até um futuro distante em que a Humanidade conseguiu expandir-se muito para além dos limites da Terra, estabelecendo colónias em inúmeros sistemas planetários. Uma equipa multidisciplinar aterra em Astrodia e descobre vestígios de uma espécie indígena bípede que outrora habitava numa rede de túneis subterrâneos, desencadeando uma crise de consciência num xenólogo inexperiente e idealista. Como na melhor ficção científica, este é um conto que levanta questões interessantes que nos remetem para o colonialismo e a conservação ecológica. Uma leitura rápida que nos deixa a pensar e a desejar ler mais deste autor. Notável também a composição da capa.
António Bizarro
SOBRE O AUTOR
Jorge Borbinha, vencedor do Prémio Ataegina 2019.
Boa tarde! Obrigada pela leitura e comentário ao conto!
Apenas uma correção 🙂 O prémio Ataegina é atribuído com a participação de mais organizações de FC e Fantastico, mas foi publicado com a parceria Imaginauta e The Portuguese Portal. Já está, também, publicado o vencedor do ano seguinte, Projecto MOTHER. https://imaginauta.net/projecto-mother/
GostarLiked by 1 person