Cair Para Dentro / Valério Romão

SINOPSE

Cair para Dentro narra a história de duas mulheres, Virgínia e Eugénia, unidas pela relação mãe-filha.
Eugénia, a filha, não foi educada para ser um adulto independente e, embora seja professora universitária, a mãe controla o seu dinheiro, o seu tempo, proibindo-a até de ter telemóvel. Quando Virgínia começa a desenvolver sintomas de demência, Eugénia vê-se obrigada, deixando aquela infância artificial construída pela sua mãe, a crescer e a cuidar de todos os aspectos práticos da vida de ambas. Até descobrir que, no estado em que a mãe se encontra, a vingança é uma possibilidade.
Cair para Dentro explora até ao limite as dificuldades das relações humanas e os dilemas morais que delas decorrem.

CRÍTICA

Não se pode falar de Cair Para Dentro, de Valério Romão, sem referir a sua trilogia «Paternidades Falhadas», iniciada com Autismo, continuada com O Da Joana e encerrada com o presente volume.
No primeiro livro, a narrativa gira em torno de um casal a braços com a crescente aceitação (que passa por vários estágios de negação) de que o filho é autista; com a acção presente centrada nas urgências de um hospital, acompanhamos a jornada deste casal através de flashbacks e diferentes pontos de vista; a revelação final é um verdadeiro pontapé nos testículos, pouco habitual na ficção portuguesa.
Em O Da Joana, e à semelhança do conto À Medida que Fomos Recuperando a Mãe (publicado primeiro na Granta, mais tarde reunido no livro de contos Da Família), a narrativa em vários planos, por vezes tergiversante, mais saramaguiana que muitas dos seus herdeiros, desemboca num final digno de Cronenberg e do seu body horror, mais presente no livro do que no conto, onde é mais subtil e mais reminiscente do M. Butterfly do que, por exemplo, do Dead Ringers; não deixa de ser, ainda assim, um proverbial murro no estômago e um desenlace de uma visceralidade e violência raras na literatura portuguesa.
O Cair Para Dentro do título refere-se à gradual descida no abismo da demência por parte de Virgínia, uma mãe autoritária e castradora, cuja filha, Eugénia, é uma mulher aparentemente funcional e bem-sucedida a nível académico, mas que se vê impossibilitada (pela progenitora) de controlar o seu próprio tempo e o seu próprio dinheiro e, consequentemente, a sua própria vida . Pontuado pela poesia de vários autores contemporâneos portugueses, vamos assistindo ao progressivo ruir da prisão invisível em que Eugénia vive, à medida que a lucidez vai fugindo a Virgínia, e a uma inversão de poder que nos deixa, ao mesmo tempo, desconfortáveis e expectantes.
Embora não seja estritamente necessário ler os livros que compõem esta trilogia na ordem em que foram publicados ( ou sequer ler os primeiros volumes antes deste), o facto de encontrarmos referências a personagens dos livros anteriores neste Cair Para Dentro oferece-nos um sentido de unidade e de full circle mais satisfatório do que se mergulharmos de imediato na leitura desta obra. 

António Bizarro

SOBRE O AUTOR

Nasceu em França, em 1974. Foi três vezes seleccionado no concurso nacional Jovens criadores (2000, 2001, 2002), duas em prosa, uma em poesia. Foi o representante português da área de literatura na Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, em 2001, na Bósnia-Herzegovina.
Na Faculdade, cursou Filosofia, área em que se licenciou. Tem escrito contos (o relojoeiro contorcionista, revista Magma; Facas na Cidade, revista Construções Portuárias), peças de teatro (Octólogo, TUP; Posse, Trindade; A Mala, CCB/Boxnova), feito traduções (V. Woolf, S. Becket) e tem colaborado com diversos artistas nacionais na definição de núcleos de sentido em peças multidisciplinares (moments of being; Beatriz Cantinho e Ricardo Jacinto; Peça Veloz Corpo Volátil; Beatriz Cantinho).

Compre o livro em https://bit.ly/2TXmVQ8

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s